20 de dezembro de 2011

Autobronzeadores: o poder do sol em suas mãos!


Pra quem quer desfilar todo glamour da cor bronzeada do Verão mas não quer [ou não pode] tomar Sol da maneira convencional, ou não poderá desfrutar os prazeres da praia este ano, ou mesmo não conseguirá chegar até a piscina mais próxima, fica a super-mega dica da amiga: Autobronzeamento já: você com o "poder do sol" em suas mãos!!! Além de um resultado lindo e radiante, pode ser feito em casa e sem dificuldades!!! [Vamos explicar como deve ser aplicado no corpo e rosto logo mais].

Os autobronzeadores são uma alternativa segura, rápida e eficaz para quem gosta de exibir um tom dourado sem recorrer a maneira tradicional e pode ser exibido não só no Verão, mas o ano todo. A vantagem é que esses cremes bronzeiam sem causar danos à pele.
 

Como funciona?!!
O efeito é proporcionado pela ação da dihidroxiacetona (DHA), que reage com aminoácidos presentes nas células mortas da camada mais superficial da pele, produzindo um pigmento amarelado chamado melanoidina. É um processo bem diferente dos raios ultravioleta emitidos pelo sol ou pelas camas de bronzeamento artificial que estimulam a produção de melanina e podem acelerar o envelhecimento precoce, o aparecimento de rugas, manchas e provocar câncer de pele se não forem tomadas as medidas corretas de prevenção [como já explicamos aqui no Blog]. O grande desafio na hora do bronzeamento sem sol é dar à pele um tom uniforme. Mas a boa notícia é que a tecnologia tornou o efeito desses cremes mais natural e, com a prática e algumas dicas de especialistas, as chances de manchar a pele são mínimas. 

Cuidados especiais:
Os autobronzeadores não possuem FATOR DE PROTEÇÃO para sua pele, então não pense que a cor deixada pelo autobronzeador dispensa o uso de filtros solares. Diferentemente da melanina, que tem um discreto efeito protetor, a melanoidina não é capaz de bloquear os raios ultravioleta. Por isso, é fundamental aplicar SEMPRE um protetor solar para evitar queimaduras e manter a pele saudável.

Linda e bronzeada em casa, o ano todo!!!

Passo a Passo: Agora vamos explicar como aplicar o autobronzeador da maneira correta para tornar o resultado mais bonito e uniforme:

+ CORPO:
Quem quiser depilar ou descolorir os pêlos deve fazer isso um dia antes da aplicação do autobronzeador, para que a pele não fique irritada na hora de passar o produto. No dia da aplicação, é importante esfoliar a pele durante o banho, sem esfregar demais. Esse passo é fundamental, porque torna a camada superficial da pele mais uniforme. Enxugue bem o corpo, para que a água não interfira na absorção do autobronzeador. Espalhe o produto nas mãos e em seguida espalhe na pele, sem deixar nenhuma parte descoberta. É importante não esquecer de passar no peito do pé. Peça ajuda para aplicar o produto nas costas. Não exagere na quantidade do produto nos cotovelos e joelhos. São áreas que tendem a ficar mais escuras, porque a camada superficial da pele é mais grossa. Depois de aplicar os produtos, as mãos devem ser lavadas e os cantinhos das unhas esfregados, para que não fiquem amarelados. Espere secar de 15 a 30 minutos sem vestir sua roupa. A fricção do tecido com a pele pode remover o produto. Esforços físicos devem ser evitados, já que o autobronzeador pode escorrer com o suor. O efeito aparece de uma a três horas depois da aplicação.


+ ROSTO: 
Um dia antes, se necessário, depile os pêlos do buço. No dia da aplicação, esfolie cuidadosamente a pele do rosto e do pescoço com um produto esfoliante específico para eliminar as células mortas do rosto. Enxugue bem. Espalhe o produto entre as mãos e, em seguida, no rosto. Para que o resultado fique mais natural, concentre a aplicação na testa, nas maçãs do rosto, no dorso do nariz e no queixo. Na área ao redor dos olhos e sobre o lábio superior aplique uma quantidade menor, dando tapinhas com as pontas dos dedos. Limpe as sobrancelhas com um cotonete úmido para eliminar resíduos do produto nos fios. Para evitar manchas, espalhe o autobronzeador o mais próximo possível da raiz dos cabelos, mas sem encostar nos fios. Não se esqueça de aplicar o produto no pescoço, na nuca e nas orelhas. Lave bem as mãos. Espere secar por 15 a 30 minutos. O efeito aparece de uma a três horas depois da aplicação.

Testamos e indicamos: Com uma fórmula não oleosa o produto é rapidamente absorvido pela pelo após a aplicação. Hidrata e nutre a pele enquanto proporciona um bronzeado natural sem ação do sol. Disponível na Pronta Entrega Cosméticos.

Sem sol e sem dúvidas:
- É possível prever de que cor a pele vai ficar?
É um pouco difícil saber o efeito do autobronzeador sobre a pele, porque o resultado depende da combinação entre o tom natural da pele e a ação da dihidroxiacetona. Uma saída é aplicar o produto no antebraço, na barriga ou na canela, aguardar por uma hora e comparar com a área ao redor. De maneira geral, quem tem pele mais clara nota logo a diferença. Para as mais morenas, o efeito é mais sutil e natural.

- O que fazer se a pele ficar manchada?
Nesse caso, não adianta passar o produto novamente, porque a coloração vai se intensificar ainda mais nas áreas mais escuras. A única saída é esperar cerca de três dias, até que o efeito desapareça. Usar no corpo um produto esfoliante ajuda a desbotar mais rápido.

- Se o tom ficar muito suave, o produto pode ser reaplicado?
Sim. Mas existe um limite máximo de coloração que a pele pode atingir. O efeito não se intensifica depois de duas ou três aplicações seguidas.

- De quanto em quanto tempo deve-se aplicar o produto para manter o bronzeado?
Reaplicar o autobronzeador uma vez por semana é a freqüência ideal para a manutenção da cor.

- O autobronzeador pode ser usado na praia?
É melhor não. Como é preciso esperar que o produto seque completamente para obter seu efeito, não será possível usar um filtro solar por cima. Alguns autobronzeadores têm fator de proteção, mas geralmente o índice de proteção solar é baixo.

- Pode-se usar autobronzeador depois da praia?
Sim. O autobronzeador intensifica ainda mais o bronzeado natural. Mas, no dia seguinte, antes de tomar sol, é importante tomar uma ducha para eliminar os resíduos do produto, deixando a pele pronta para o protetor solar. Esse cuidado também evita possíveis reações entre o autobronzeador e o protetor.

- Há diferença entre autobronzeador em loção, gel ou spray?
Não, a não ser pela oleosidade do produto. A loção, em geral, tem uma ação hidratante mais eficaz e é mais fácil de espalhar. A vantagem das formulações em gel ou spray é que não deixam a pele melada. Mas o spray, apesar de prático, merece cuidado: como todo autobronzeador, ele deve ser espalhado sobre a pele com as mãos imediatamente após a aplicação.

- Alguns autobronzeadores oferecem diferentes níveis de bronzeamento. Qual a diferença?
Quando a embalagem indica um bronzeado mais forte, a concentração de dihidroxiacetona é maior, e por isso o efeito é mais intenso. Ficam melhor em quem tem pele mais morena. Quem tem a pele mais clara deve optar por autobronzeadores com nível de bronzeamento suave.

Beijos da amiga Lulu

Nenhum comentário:

Postar um comentário