12 de abril de 2012

Especial: Jaqueta Perfecto 1


Peça ícone no closet feminino [e também masculino], a Jaqueta Perfecto ganhou status de “must-have” na temporada 2012 seguindo a tendência da nova estação onde o couro é peça chave e essencial. A Jaqueta que embalou gerações, produziu conceitos e identidades, reaparece como hit fashion para a produção de looks super atuais e cheios de estilo no outono/inverno. E como tudo na moda tem sua história e seu porquê, vale muito a pena conferir a história desta peça lendária com seu estilo inconfundível. Inspire-se também, nos looks que selecionamos pra você!!!
 

#Conheça a incrível história da Jaqueta Perfecto:
A Jaqueta Perfecto foi criada em 1928, por Schott Bros, com o propósito de garantir proteção ao corpo dos motociclistas no caso eventuais acidentes. A peça foi, inclusive, distribuída diretamente aos motociclistas através do fabricante das motos Harley Davidson. Em 1925, a Schott Bros introduziu blusões com feche éclair (zíper) no lugar de botões e, em 1930, passou a vender as jaquetas de couro para os pilotos da Força Aérea Americana.
 

Mas a história não para por aqui. O período pós-guerra, em 1945, trouxe mudanças no comportamento das pessoas, principalmente dos jovens soldados americanos que retornavam ao país. Estes rapazes não queriam mais usar um terno, uma gravata e um corte de cabelo comportado. Eles não mais se encaixavam no modelo americano de uma casa standart [padrão]. A adrenalina ainda corria em suas veias e era muito difícil para estes rapazes, a maioria pertencente a classe trabalhadora, aceitar a conformidade das coisas. "Era quase que impossível para eles carregar sacolas de supermercado, para quem carregou metralhadoras B17". Os jovens ex-soldados trouxeram novas identidades, novas vivências que produziram anseios expressos especialmente por novos modos de vestir. 

Neste mesmo período a motocicleta, que começou a ficar em evidência a partir de 1942 com a Segunda Guerra Mundial, passa a ser difundida através de filmes emblemáticos do universo cinematográfico. E junto dela, a famosa Jaqueta Perfecto.


Foi Marlon Brando, em "Wild One" [1954], e as corridas de motocicleta em Hollister [na Califórnia] os elementos determinantes para o surgimento do movimento "street-style bikers" que influenciaram toda geração de jovens ex-soldados. A imagem de Marlon Brando conferia uma impactante atitude de rebeldia e inquietação, a mesma que os jovens da época sentiam. Estes jovens mudaram por completo o aspecto do “New American Way” com seu estilo diferenciado de se vestir e a sua “bad atittude”. Foram seguidos por milhares de outros jovens na América, e depois em Londres e em vários lugares da Europa, todos fortemente influenciados por Brando, sua moto e sua jaqueta de couro.

Numa cena lendária do filme, ouve-se o diálogo sobre Brando: “Ele tem uma moto, ele tem uma Perfecto, e ele tem uma garota. Como ele ainda não está satisfeito?”

A partir do início dos anos 50, a moda não é mais ditada pela alta costura, e sim pelas ruas da cidade, que passaram a apresentar uma nova maneira de se ver e entender a moda. As jaquetas de couro usadas na guerra, e inicialmente vistas como uniforme heróico, passaram a representar os "bad-boys" dos anos 50: os jovens bikers aspiravam ser eles mesmos, sem se preocupar em seguir convenções sociais e sem desejar ser aceito por ninguém.

E dos Bikers, a cobiçada jaqueta passou aos Rockers no início dos anos 60.

Nos anos 60, os Greasers dominariam as ruas e o cinema, vestindo uma Pefecto.

Depois dos bikers outros estilos de ruas adotaram a Perfecto, em especial os Ton-up Boys [tribo urbana motorizada que surgiu em Londres], os Rockers [início dos anos 60, eles adoravam decorar as jaquetas com botões], os Greasers [meados dos 60′s] e os Punks [final dos anos 70 e início dos 80′s]. 

Madonna foi uma das responsáveis por recolocar a jaqueta na moda, usando um exemplar no filme "Who’s that girl?" em 1987.

Na década de 80, ela voltou à cena fashion com muita força. Foi usada pelos punks londrinos, por Madonna no filme "Quem é Essa Garota?" e por George Michael, que literalmente incendiou a sua Perfecto no clipe Freedom, em alusão a sua liberdade em assumir a homossexualidade a partir daquele momento.

Atualmente no clipe Telephone, Lady Gaga aparece com o melhor estilo punk/rock.

Angels da Victoria’s Secret na Times Square (NY) vestindo a Jaqueta Perfecto.

A Perfecto volta a aparecer como coadjuvante alguns anos depois no filme "Top Gun" lançando, nada mais, nada menos, do que Tom Cruise. Na atualidade, as referências das celebridades são inúmeras: Lady Gaga, Hianna, Victoria Beckham, Avril Lavigne, Madonna, entre outras. No final do ano de 2009, as famosas "Angels" da Victoria’s Secret tiraram a foto oficial do Super Show anual da grife na Times Square (NY) vestindo a Jaqueta Perfecto. "Tudo isso é estilo. Tudo isso é história". Tudo isso é fashion!!!


#Inspirações
A Jaqueta que influênciou gerações é o hit da temporada 2012. Ao longo de décadas, passando pela rebeldia dos Bikers até as fashionistas e celebridades da atualidade, esta peça "icônica" é desde sempre um "must-have" das estações mais frias. Mas neste ano, ela destaca-se ainda mais seguindo a onda das tendências fashion onde, o couro é o tecido esssencial. Então, confira agora alguns dos looks que selecionamos para sua inspiração máxima!!! E também, dicas de como usar sua Perfecto!!!


















#Algumas dicas de como usar sua Perfecto.
Meninas, as Perfectos da atualidade podem vir em versões mais curtinhas e mais justas nos braços. Este modelo fica excelente quando usado com vestidos larguinhos. Um contraste muito interessante e super atual é a escolha de tecidos bem leves/fluídinhos para contrastar com o "peso" da Perfecto. O jogo de texturas e pesos é muito bem-vindo. 

As Perfectos tradicionais [mais compridas e soltinhas] ficam ótimas com looks mais sequinhos na parte de baixo como jeans skinny ou leggings. 

A Jaqueta Perfecto Preta + Camisa/Camiseta Branca + Calça Jeans desgastada é super "casual" e, com certeza, uma escolha clássica. 

Se quiser compor um look bem rocker, abuse da Perfecto com calça jeans justinha, leggings, bermudas ou shorts jeans de barra desfiada com algum argumento de tachas spike ou correntes [em tons prateados]. Apenas tome o devido cuidado de não carregar demais o visual e não ficar muito "caricato". 

As Perfectos ficam ótimas com vários tipos de calçados. As melhores duplas são ankle boots, over the knee boots, botas montaria e sapatilhas. Agora é só fazer a sua escolha de estilo!!!


Inspiradas?!! Bem, certamente quando você ver ou vestir uma Jaqueta Perfecto agora saberá que ali existe uma longa tragetória fashion repleta de histórias e identidades únicas. Afinal, toda peça ícone na moda tem sua história. Inspire-se na Perfecto, encontre o seu estilo e monte seu look ideal!!!

Beijos da amiga Lulu

Nenhum comentário:

Postar um comentário